quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Mania de Limpeza


“É saudável querer manter a casa limpa, mas quando a limpeza se torna a prioridade do dia a dia em detrimento de outras atividades, aí se torna um problema”,

A mania de limpeza não é perceptível para quem a possui, já que sua ação é feita de forma inconsciente. Ocorre que, na verdade, a mania não passa de uma forma da pessoa esconder seu verdadeiro tormento, apontando para a limpeza sua única tarefa, fugindo das dificuldades cotidianas

Querer ter uma casa em ordem, limpa e arrumada é um desejo de todos nós e que nos traz prazer e satisfação. Mas deixar de viver a vida em função de manter uma casa limpa, deixar de aproveitar momentos únicos por causa da "obrigação da limpeza" é sinal de que a pessoa não está feliz e de bem consigo mesma. É muito importante cuidar de si mesma em primeiro lugar e buscar outros prazeres além do prazer da casa em ordem.

2 comentários:

Regina Bolico disse...

Oi Sandra!
Aqui em casa é uma correria também, a louça também fica me olhando e dizendo quando é que vou dar um jeito nela. Eu me revezo com um dos meus filhos (o outro nem chega perto de uma louça ou de qualquer serviço de casa). Acho que a vida é muito curta prá gente ficar se estressando por tão pouco. Aliás, tem coisa mais chata do que fazer serviço de casa?

Anônimo disse...

Não sei não, mas pode ser também algum problema na criação da pessoa as vezes pressão da mãe para que ela seja uma boa esposa e tenha a casa sempre em ordem, alguma coisa no inconsciente. Conheço muitas pessoas assim e isso não acontece só com mulheres.
Um abraço,