domingo, 9 de novembro de 2008

Nomofobia

Quando a falta de comunicação torna-se um problema psicológico

A nomofobia, medo de ficar incontactável, atinge cada vez mais pessoas.

A ansiedade que surge quando a bateria ou os créditos do celular estão acabando já é considerada um problema para mais de 13 milhões de britânicos, cerca de 53% dos portadores de telefones móveis, segundo pesquisa realizada pela empresa de correios do Reino Unido, The Post Office.

No Brasil há ainda não há estudos concluídos sobre o assunto, mas se estima que a fobia também atinja grande parte da população.

“Odeio ficar com o celular desligado porque assim ninguém me encontra. Se preciso falar com alguém fica mais difícil e, caso aconteça alguma coisa também não tenho como ser informada”, conta a estudante universitária Gabriela Almeida. “Procuro sempre levar o carregador na bolsa, quando vejo que a bateria está por um fio logo procuro uma tomada”, completa.

Originária do inglês, a palavra é uma abreviação: “no-mo” de “no mobile”, ou “sem celular”. Causada pelo desenvolvimento tecnológico atual, que a cada dia cria novas necessidades, a fobia aflige muitas pessoas por se sentirem alienadas sem seus celulares e incontactáveis com a família, amigos e até para assuntos profissionais.

É importante distinguir até aonde vai seu incômodo com a falta de comunicação. Se você simplesmente não gosta de esquecer o celular em casa ou fica com raiva quando a bateria acaba e você tem coisas importantes para fazer, não se preocupe. Isso é completamente normal e não chega a ser uma fobia.

A situação torna-se problemática quando você chega a ter síndromes de ansiedade ou começa a suar frio pela falta do aparelho. Aí, sem dúvida, é melhor procurar um médico!

fonte:dna mulher

0 comentários: