sábado, 15 de novembro de 2008

Por que as pessoas furtam em lojas?


“Eu não acho que seja roubo, considero como uma redistribuição de recursos econômicos desesperadamente necessária.”— Um sacerdote da igreja Angelicana

Pelo que diz a lenda, Robin Hood se achava no direito de roubar. O folclore inglês nos diz que ele roubava dos ricos para dar aos pobres. O clérigo citado acima também acredita que a pobreza é uma justificativa para o roubo. Ele diz sobre os que furtam em lojas: “Eu os compreendo bem. Na verdade, eu acho plenamente justificável o que eles fazem.” Ele sugere que as grandes lojas abram as portas para os pobres uma vez por ano e permitam que eles peguem qualquer coisa das prateleiras sem pagar.

No entanto, no caso de muitos que praticam esses furtos, não é a pobreza que os motiva.

Jovens com dinheiro no bolso freqüentemente roubam coisas de que não necessitam. O que leva tais pessoas a praticar esses furtos?
‘É divertido’
Vibração. Medo. Poder. Depois de roubar pela primeira vez, uma mulher disse: “Eu me senti eufórica. Consegui sair sem ser pega e foi emocionante!” Depois de roubar por um bom tempo, ela comentou sobre como se sentia: “Estava envergonhada de mim mesma — mas ao mesmo tempo extasiada. Eu me sentia realmente viva. Roubar e não ser pega me deu uma enorme sensação de poder.”

Alguns dos que furtam para sentir essa onda de emoções não querem as coisas que roubam. Um jornal indiano declara: “Psicólogos afirmam que a emoção de fazer o que é proibido é o que motiva essas pessoas. . . . Alguns até mesmo levam de volta o que roubaram.”

Outros motivos
A depressão afeta milhões de pessoas. Às vezes, as pessoas manifestam sua depressão por meio de mau comportamento, como o furto em lojas.

Se um jovem bem-comportado de repente começa a furtar, os pais devem considerar a possibilidade de desordem emocional. O Dr. Richard MacKenzie, especialista em saúde do adolescente, disse: “Acredito que qualquer tipo de comportamento incomum que seu filho apresente deve ser considerado como uma possível depressão, até que se prove o contrário.”

Alguns jovens furtam em lojas por causa da pressão de colegas — esse roubo pode ser o preço para ser aceito num grupo de amigos. Outros podem furtar para fugir do tédio. Muitos furtadores profissionais vivem do roubo. Seja qual for a razão, os ladrões levam das lojas milhões de dólares em mercadorias todos os dias.

fonte: watchtower

0 comentários: