sábado, 15 de novembro de 2008

A verdade e a mentira


Por que a tendência para mentir?
Não concorda que a ganância e a ambição egoísta ainda são os principais motivos que levam muitas pessoas a mentir? O comércio ganancioso, a política corrupta e a religião falsa estão cheios de engano, falsidade, manipulação e fraude. Por quê? Não acha que muitas vezes isso acontece porque as pessoas são motivadas pela ganância e pela ambição de subir na vida ou de conseguir riquezas, poder ou posição social que não merecem?

Outro fator por trás da mentira é o medo — medo das conseqüências ou do que outros possam pensar caso se diga a verdade. É somente natural que as pessoas desejem ser estimadas e aceitas por outros. Esse desejo, porém, pode levar alguns a distorcer a verdade, ainda que apenas um pouco, para encobrir falhas, esconder detalhes desagradáveis ou simplesmente para causar uma boa impressão.

O que é uma mentira?
Mentir e deixar de dizer a verdade nem sempre são a mesma coisa. Por que não? Certo dicionário define mentira como “afirmação contrária à verdade a fim de induzir a erro”. De fato, mentir inclui a intenção de enganar alguém. Assim, dizer sem querer algo que não é verdade — como fornecer a alguém dados ou números incorretos por engano — não é o mesmo que mentir.
Além do mais, precisamos analisar se a pessoa que pede a informação tem o direito a uma resposta completa.

Sem dúvida, palavras verdadeiras resistem ao tempo. E os relacionamentos humanos são mais estáveis e agradáveis quando as pessoas se comprometem a falar a verdade e a agir em harmonia com ela. De fato, falar a verdade traz recompensas imediatas. Essas incluem consciência limpa, boa reputação e relacionamentos sólidos no casamento, na família, entre amigos e até mesmo nos negócios.
A mentira, por outro lado, tem perna curta. A língua que profere falsidades pode enganar por um tempo, mas a longo prazo a mentira é descoberta.

fonte:watchtower

0 comentários: