domingo, 26 de julho de 2009

1ª Jornada Lésbica Feminista começa em 1º de agosto

Foi definido o calendário inicial da 1ª Jornada Lésbica Feminista do Rio Grande do Sul, que ocorrerá durante todo o mês de agosto, em Porto Alegre. A programação começa já no dia 1º e inclui projeções de filmes seguidas de mesas-redondas, debates, oficinas, além de panfletagens em locais de grande movimentação de pessoas, como em bares e o Bric da Redenção.

O encerramento da jornada será em 30 de agosto, quando será realizada a 3ª Marcha Lésbica de PoA e a 1ª Marcha Lésbica do Rio Grande do Sul. A concentração será a partir das 13 horas no Espelho d’Água da Redenção. A programação completa pode ser acessada no bloghttp://www.iiimarchalesbicadepoa.blogspot.com:80

Durante a jornada também será apresentada uma pesquisa inédita sobre o atendimento prestado a mulheres lésbicas na rede pública. O levantamento foi feito pelo Nupacs (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde), em conjunto com a Liga Brasileira de Lésbicas, em postos de saúde do SUS. Seu objetivo é aprofundar a discussão acerca do preconceito institucionalizado nos serviços prestados pelo estado à população de mulheres lésbicas.

A realização da 1ª Jornada Lésbica Feminista conta com a colaboração de diversas entidades, como a CTB-RS (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Coletivo de Mulheres da CUT-RS, Coletivo de Mulheres da Ufrgs, Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa gaúcha, , Federação dos Bancários, Marcha Mundial das Mulheres e UJS (União da Juventude Socialista).


Fonte:Vermelho

0 comentários: