segunda-feira, 13 de julho de 2009

Brasil, país ou continente?

Brasil, um país de dimensão continental

O Brasil possui um território de dimensões continentais com uma área de 8.547.403 quilômetros quadrados, dessa forma, é o terceiro em extensão territorial nas Américas, além disso, recentemente vêm apresentando elevados crescimentos econômicos, se enquadrando entre as principais nesse seguimento.

O território brasileiro representa 47% de toda terra emersa da América do Sul e 50% da população. Geograficamente, o Brasil está situado em um ponto privilegiado, na América do Sul o país é considerado uma potência, hoje se destaca no campo político e econômico desse continente. O país confronta fronteira com grande parte dos países sul-americanos, salvo o Chile e o Equador, esse fator facilita as negociações comercias e o fluxo de capitais e mercadorias.

Para o estabelecimento das fronteiras atuais foram necessários diversos acordos e tratados, os limites territoriais têm como objetivo indicar onde termina um país e inicia outro. Para delimitar é preciso utilizar linhas imaginárias que muitas vezes são marcadas por acidentes geográficos ou naturais (montanhas, rios), e também existem aqueles criados pelo homem, são construídos marcos para delimitar territórios. Esses são divididos não somente em terra, mas também no oceano, no espaço aéreo e no subsolo.

Quanto à extensão do território podemos analisar as extremidades do país de norte a sul e leste a oeste, no primeiro caso do Monte Caburaí (Roraima) ao Arroio Chuí (Rio Grande do Sul) são registrados 4.395 quilômetros, já no segundo, da Serra da Contamana (Acre) à Ponta do Seixas (Paraíba) resulta em 4.320 quilômetros.

O Brasil não apresenta grandes desertos ou regiões geladas que possam impedir a ocupação do território como um todo, os inconvenientes existentes são provocados pela seca ou por enchentes, no entanto, isso poderia ser facilmente superado se houvesse um planejamento e vontade política para prevenir todos os possíveis acidentes decorridos de acontecimentos climáticos.

O Brasil, em termos de localização geográfica, é um país ocidental, por se estabelecer a oeste do meridiano de Greenwich, além de estar 93% do território abaixo do hemisfério sul, esse fator influencia diretamente no tipo de clima apresentado, no caso, considerado como tropical.

Devido às dimensões continentais do Brasil são praticados quatro fusos horários.
Por causa da extensão da área brasileira e sua localização geográfica há uma imensa variedade de plantas e animais (biodiversidade), essas derivam uma grande riqueza de recursos naturais que são utilizados para compor a economia do país e a elevada temperatura que apresenta em grande parte do território facilita o desenvolvimento da prática agrícola de praticamente todas as culturas.
fonte:Brasil escola

0 comentários: