sexta-feira, 24 de julho de 2009

Cinema nas periferias, a nova meta de Lula para a cultura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a criação urgente de salas de cinema na periferia das grandes cidades. “É preciso ter uma determinação, e aí talvez seja uma combinação entre prefeitura, governo estadual e governo federal para fazer com que essas coisas cheguem definitivamente à periferia, onde está a maioria da população”, afirmou.

Nesta quinta-feira (23), em São Paulo, Lula assinou o projeto de lei que criou o Vale-Cultura — a primeira política pública do governo voltada ao consumo cultural, que funcionará no mesmo molde do vale-refeição. Pelo projeto, os trabalhadores receberão R$ 50 por mês, em um cartão magnético, para comprar ingressos de cinema, de teatro, de museus e de shows, além de livros, CDs e DVDs, entre outros produtos culturais.

O presidente falou, em especial, sobre a situação do cinema nacional, que passa por excelente fase criativa mas não tem a distribuição que merece nem salas. As pessoas, disse Lula, sentem falta de opções de lazer, além da televisão, que oferece “um misto de coisas boas com a maioria de coisas ruins”. De acordo com ele, não é possível o cinema brasileiro produzindo “coisas de tão boa qualidade e a distribuição ser de tão má qualidade”, devido à falta de salas de exibição.


Fonte:
Vermelho

0 comentários: