sexta-feira, 24 de julho de 2009

'HuffPo': o blog que virou fenômeno jornalístico da web


Em menos de cinco anos, um blog criado por uma socialite e política frustrada, transformou-se no mais bem-sucedido caso de site jornalístico na internet e agora já é apontado como possível modelo para uma nova geração de publicações híbridas, online e offline.

Por Carlos Castilho, no Observatório da Imprensa


O The Huffington Post surgiu em maio 2005 quando a greco-americana Arianna Huffington (59 anos), com o apoio do empresário Kenneth Lerer, criou um blog para publicar notícias e fofocas sobre a elite política em Washington, depois de perder as eleições para governo do estado da Califórnia.


Hoje, o HuffPo, apelido dado pelos seus usuários e colaboradores, é o site mais linkado na internet e tem em média 22 milhões de visitantes únicos mensais, segundo estimativa do serviço Google Analytics. Em 2008, o site recebeu US$ 15 milhões de investidores e anunciou planos de criar uma equipe de 20 repórteres investigativos de alto nível e abrir edições locais nas principais cidades norte-americanas.


O segredo do sucesso do HuffPo está na combinação de um esquerdismo político moderado na sua linha editorial e um abertura ampla para colaboradores de todos os tipos, desde personalidades do cinema e jornalistas, até políticos de todas as tendências e ativistas ambientais. O jornal online apoiou abertamente a campanha eleitoral de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos.



Fonte:
Vermelho

0 comentários: