sábado, 4 de dezembro de 2010

Pimenta contra várias doenças

Quanto às suas propriedades para a circulação, isso ninguém questiona. "Seus componentes anticoagulantes ajudam na desobstrução dos vasos sangüíneos", afirma o nutrólogo e cardiologista Sérgio Puppin, também do Rio de Janeiro. Independentemente da ardida capsaicina se é que dá para se esquecer dela , as pimentas em geral estão cheias de betacaroteno, molécula que se transforma em vitamina A e que tem potente ação antioxidante.

Pasme: elas também oferecem cerca de quatro vezes mais vitamina C do que a laranja (se a gente conseguisse comer tanta pimenta quanto pesa uma laranja, mas...). Mesmo em doses moderadas, a mistura caprichada explica a boa atuação do tempero, no uso cotidiano, para prevenir doenças. Recentemente cientistas de Taiwan observaram a morte de células cancerosas do esôfago. Já em Toronto, no Canadá, a pimenta melhorou o funcionamento do pâncreas em cobaias com diabete tipo 2.
Há quem investigue fins terapêuticos bem longe da sala de jantar, especialmente quando se buscam efeitos antiinflamatórios e analgésicos que, sim, a capsaicina também tem. No caso, formulam-se pomadas e emplastros com o ingrediente ardido, testados em problemas como artrite. Mas, cá entre nós, para os apreciadores, pôr a pimenta no prato é um tratamento preventivo bem mais saboroso.


Fonte:Revista Saíde

1 comentários:

Principe Encantado disse...

Desconhecia seu uso medicinal, gostei de saber, pena que detesto kakakaka
Abraços forte