quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Use a raiva a seu favor!

A raiva é um sentimento poderoso. Quem nunca se viu lembrando de um episódio chato que aconteceu há muito tempo e sentindo a mesma raiva da pessoa e/ou situação como se aquilo tivesse acontecido cinco minutos atrás? De fato, dentre todos os sentimentos, a raiva e sua derivação mais perigosa, o ódio, são os que mais grudam em nossa memória, tamanho o impacto que provocam em nossas emoções. Repare que muitas vezes parece mais fácil se lembrar de algo que nos irritou e chateou do que de algo positivo de nossa história.

De fato, a raiva parece estar ligada a um aspecto da mente humana similar ao fogo: que de uma faiscazinha pode se expandir rapidamente com um poder devastador enorme e incontrolável. Quando se vê, tudo já virou cinza e pelo caminho acabam sendo destruídos objetos que nada tinham a ver com o problema inicial.

DIRECIONANDO A RAIVA

Se ficar, o bicho come, e se correr, o bicho pega... Como fazer, então? Em primeiro lugar, é importante saber que não se deve negar a raiva. Se algo de ruim ocorre com nome e endereço sabidos, não adianta simplesmente agir como bonzinho, dizendo que está tudo bem. A raiva, quando não manifesta, prejudica quem a sente. Ou seja, é preciso direcionar a raiva para o lugar correto. Isso não significa vingança e sim assertividade. Dizer e fazer o que deve ser dito e feito. Uma conversa esclarecedora mostrando os pontos em que se sentiu desrespeitado geralmente é útil. Além disso, outro recurso é o da reflexão sobre os aprendizados que aquele sentimento trouxe. Pergunte-se coisas como:

  • De que modo você agiria no lugar da pessoa que lhe fez mal?
  • Você já cometeu erros desse tipo antes?
  • Acha que essa pessoa fez de caso pensado ou foi de maneira inconsciente?
  • Você vê arrependimento na pessoa?
  • O que a raiva lhe fez enxergar de novo?
  • Quais ações você gostaria de tomar daqui para frente em sua vida?

A dica é usar a raiva a seu favor e seguir mais forte, sempre.


Fonte:Personare

4 comentários:

Principe Encantado disse...

Isso amiga, reprimir só aumenta o desgaste pessoal, você disse tudo, é por ai mesmo. show.
Abraços forte

pri-santos disse...

ameeei seu blog. muito show, estou te seguindo, passe-lá no meu.
beijão ;*

Unknown disse...

Valeu mesmo! Pode deixar que darei uma passadinha por la.
Obrigada
Beijos

Unknown disse...

Adorei o seu blog. eu te sigo se vc me seguir.
http://umagarotamaluca.blogspot.com

parabens!!!