sábado, 18 de outubro de 2008

20 de Outubro – Dia Mundial da Osteoporose

O Dia Mundial da Osteoporose foi criado em 1996 e diversas instituições ligadas à prevenção e tratamento da doença promovem ações no intuito de orientar e prevenir a osteoporose, tanto para a população em geral como para órgãos governamentais. A Láctea Brasil trabalha na prevenção dessa enfermidade, através de informações sobre os benefícios do consumo do leite e seus derivados.

Um problema grave
A perda de massa óssea é um fenômeno inerente ao envelhecimento. Porém essa diminuição acentuada que leva às inúmeras fraturas e problemas como dificuldade de locomoção – a Osteoporose – pode e deve ser prevenida. Estima-se que no Brasil a Osteoporose atinja 10 milhões de pessoas.

A prevenção dessa doença silenciosa, que acomete homens e mulheres, e que manifesta seus sintomas após os 40-50 anos, começa ainda na infância com a ingestão correta de cálcio, para a formação dos ossos. Esse período também é lembrado por nutricionistas e médicos, como a fase da vida onde são definidos os hábitos alimentares e o paladar da criança. Ela deve ser exposta aos alimentos saudáveis, para que carregue hábitos saudáveis ao longo da vida (incluindo atividade física, dietas com baixo sódio, exposição correta ao sol para estimular a produção de vitamina D, entre outros hábitos, como não fumar).

A prevenção continua na adolescência, quando é atingido o pico de massa óssea, ou seja, o máximo da absorção de cálcio pelos ossos. E se mantém em toda a idade adulta, para garantir que a ingestão de cálcio seja maior que a perda natural dessa fase da vida.

2 comentários:

Anônimo disse...

very clever.

Unknown disse...

Thank you very much!

Kisses