Sim, você pode não acreditar, mas tem muita gente que sente um arrepio na espinha só de pensar em sair de férias
Em uma época em que a dinâmica do mercado de trabalho causa alterações de comportamento diante do acúmulo de funções e da possibilidade do desemprego, o direito ao descanso anual, garantido por lei, ultrapassa o status de benefício para se tornar um problema de saúde.
Isso acontece, porque, apesar de a maioria das pessoas saber que é uma pausa indispensável para a manutenção da qualidade de vida, algumas simplesmente não conseguem se des ligar dos compromissos diários e vestir o pijama e as pantufas.
Segundo dados da International Stress Management Association-Brasil (Isma-BR), entidade com filiais em 12 países e que se dedica à prevenção e ao tratamento do estresse, o medo de férias tem aumentado. É o que comprova a última pesquisa da Isma- BR sobre o assunto, realizada com 678 profissionais, na faixa etária entre os 25 e 55 anos, moradores das cidades de São Paulo e Porto Alegre. Dos pesquisados, 38% admitiram ter medo de dar uma pausa muito grande no trabalho e tirar férias de 30 dias.
Os avessos às férias
Confira os resultados da mais recente pesquisa da International Stress Management Association-Brasil (Isma-BR), realizada com trabalhadores das cidades de São Paulo e Porto Alegre:
• 46% afirma sentir receio, porque é um período em que decisões importantes podem ser tomadas na empresa
• 32% teme mudanças de cargo ou responsabilidades, devido às fusões e enxugamentos
• 19% acha que pode colocar seu emprego em risco e ser demitido e uma parcela menor diz temer que ninguém sinta sua falta durante o período de descanso
• 76% respondeu que a sensação de bem-estar e relaxamento desaparece logo na primeira semana após o regresso das férias
• 16% consegue aproveitar, relaxar e melhorar o seu rendimento no trabalho
• 6% retorna ao mesmo nível de estresse de antes das férias
• 2% garante que após o descanso costuma voltar até mais estressado
Leia mais no Viva Saude
4 comentários:
Felizmente não tenho este problema. Mas acredito que este problema é muito comum nos dias atuais onde o ambiente de trabalho é uma selva muitos problemas de saúde como esse acabem sendo comum.
Um abraço,
Infelizmente concordo com a porcentagem que tem medo de perder o emprego. Já presenciei muitas demissões de pessoas que tinham acabado de voltar das férias, o que considero um verdadeiro absurdo e falta de ética. Mas cobrar ética da maioria das empresas é acreditar em papai noel. Infelizmente.
Beijão!!
Eu tenho que confessar.
Eu tenho fobia de férias.
E não é pequena.
Morro de medo de tirar férias e não querer mais voltar a trabalhar.
hehehehhehehehehehehehehehhehehehe
kkkkkkk Alexandre seu chato... Esse medo eu tb tenho!
Obrigada
Abraços
Postar um comentário