quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Medo é um sentimento de origem primitiva

O sentimento de medo permite decidir se devemos enfrentar ou fugir de uma ameaça, a partir de um cálculo veloz que é feito na área do cérebro responsável pelos comportamentos primitivos, afirma uma pesquisa publicada na prestigiosa revista Science.

O estudo, conduzido pelo inglês Dean Mobbs da University College London, aponta que a região do cérebro que ativa o sentimento de medo é o córtex pré-frontal.

Se uma ameaça esta distante, esta região não é ativada; se ela se aproxima, ao contrário, a ressonância magnética aponta atividade nesta que é a região dos comportamentos primitivos, associados à sobrevivência, que inclui as respostas de fuga ou combate.

A mesma região é associada com os analgésicos naturais, produzidos pelo corpo para reagir ao pânico.

O estudo foi realizado com um grupo de voluntários, cuja atividade cerebral foi monitorada enquanto jogavam "Pac Man" . O personagem devia fugir dos predadores - e se capturado, recebia um choque elétrico fraco.

"Quando nosso mecanismo de defesa não funciona bem, a consequência é a alteração da percepção de perigo, que aumenta a ansiedade e, em casos extremos, leva ao pânico", acrescentou o cientista.

Fonte: Ansa

0 comentários: