quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Sopa de Pedra

Esse prato bastante substancioso e muito apreciado em Portugal possui uma origem lendária. Dizem que um pobre frade peregrino chegou a uma casa e pediu aos donos que lhe emprestassem uma panela. Para o espanto de todos, foi logo colocando uma pedra com bordas arredondadas dentro do caldeirão. Pediu que lhe dessem algo para temperar o caldo e a dona da casa deu-lhe sal, chouriço e toucinho. O frade também pediu algo para engrossar a tal sopa e os proprietários lhe concederam um pouco de batatas, feijão, cenoura e couve restados da refeição anterior. Nascia a sopa de pedra.

Ninguém acreditava, mas essa mistura resultou em uma sopa muito saborosa e nutritiva, que todos acabaram comendo juntos. Ao final, o frade retirou cuidadosamente a pedra da panela, lavou-a para utilizá-la na sopa seguinte.

Lendas à parte, os mais velhos dizem que, pela dificuldade da época, a pedra era utilizada para manter o alimento aquecido até a hora da próxima refeição. Atualmente, alguns restaurantes, visando mater a tradição, ainda servem a sopa com a tal pedra, entretanto foram adicionados ingredientes como, a orelha de porco e embutidos como morcela e farinheira.

fonte : Gastronomia

0 comentários: