quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Benefício da fé

Se os médicos não resolvem, Deus há de dar uma resposta. Quem nunca apelou para a fé quando se deparou com doenças graves? Pesquisas demonstram que é cada vez mais recorrente o apoio na espiritualidade para a superação de problemas físicos. Funciona? As respostas são muitas e variáveis. No entanto, ciência e religião não se alinham. Ainda. Uma pesquisa realizada com portadores do vírus da Aids, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, acrescentou mais ingredientes à polêmica, ao demonstrar que a fé contribui não apenas para promover o alívio e dar esperança a quem está na condição de paciente grave, como ainda facilita o tratamento.

Para a pesquisadora, o ponto de conflito entre religião e ciência é quando o paciente abandona o tratamento em nome da fé. Pazolini concorda e acrescenta que o indivíduo não pode perder o senso crítico."A pessoa deve exercer sua espiritualidade sem abandonar o tratamento médico. Ambos devem andar juntos", recomenda o cardiologista.

A incógnita, portanto, persiste. Sônia acredita que, por ser histórico, esse conflito não apresenta muitas perspectivas de ser superado. "Proponho uma aproximação entre as duas correntes, que uma passe a conhecer mais a outra, porque o paciente estará utilizando as duas vias. Elas terão que aprender a conviver", vislumbra. Já Pazolini é mais otimista. "Acredito que a tendência é de aproximação entre religião e medicina".

Fonte:Nais de 50

1 comentários:

Principe Encantado disse...

Amiga creio sim, a fé remove montanhas.
Abraços forte